Metas SMART é o nome de uma estrutura que estabelece critérios para a definição de metas e objetivos, baseados em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Alcançar efetivamente uma meta parece um tanto abstrato, mas não quando você define metas SMART. Usar a ferramenta é um atalho realmente poderoso para aproximar seus projetos daquilo que propôs para eles.
Você pode aplicar a metodologia em diversas áreas como pessoal, profissional e também no seu negócio.
Provavelmente, em algum momento, você refletiu sobre o futuro do seu negócio: Em que invisto? Como estará o mercado em que atuo daqui há 10 anos? Em qual setor o meu negócio deve concentrar esforços?
As metas SMART podem ajudar a mostrar o caminho para essas dúvidas e atingir os resultados esperados.
Neste blogpost, preparei para você o que são metas SMART e como aplicar no seu negócio hoje mesmo. Vamos lá?
O que são metas SMART?
As metas SMART são metas estabelecidas através de cinco critérios. A inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART:
- S de specific (específico);
- M de measurable (mensurável);
- A de attainable (atingível);
- R de relevant (relevante);
- T de time (prazo).
Ao seguir esses cincos passos na hora de definir uma meta, você criará uma trajetória para atingir resultados claros e específicos.
S de Specific – Específico
Uma meta deve ser o mais específica possível. Por exemplo, a meta de “aumentar as vendas” – é uma meta muito abrangente e que não traz clareza do que deve ser alcançado, quem está envolvido ou como será atingida.
Podemos definir esta meta de forma específica, como, “aumentar em 20% as vendas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS através de contatos via WhatsApp”
A ideia é tentar responder a algumas questões (o que deseja alcançar? Por que? Quem está envolvido para atingir a meta?) para chegar em um objetivo específico e ser direto.
Segue algumas questões que podem te ajudar ao definir uma meta específica:
- O que devo alcançar com essa meta?
- Quem será responsável por ela (execução e acompanhamento)?
- Onde serão realizadas ações em prol da meta?
- Como ela será alcançada?
M de Measurable – Mensurável
Acompanhar e mensurar sua meta é tão importante quanto defini-la. Por esta razão, toda meta deve ser mensurável, ter indicadores que mostram o quanto você tem avançado ou não para chegar em seu objetivo.
E vale dizer: ter um Sistema de gestão para acompanhar suas metas e resultados alcançados, facilitará seu dia a dia com agilidade ao trazer informações em tempo real.
A de Attainable – Atingível
Uma meta deve ser atingível. Sua missão ao definir suas metas é estabelecer algo viável, que pode ser alcançado.
Para definir uma meta atingível você deve analisar o histórico das suas realizações passadas. Pois, se errar na definição, em vez de resultados, vai colher insatisfação e desmotivação.
R de Relevant – Relevante
Neste passo, realize a pergunta: por que minha meta é importante?
Uma meta deve ter relevância para que valha a pena atingi-la. De maneira simples, a relevância consiste em entender qual é o impacto desta meta no seu negócio. Quanto mais relevante for a meta, maior a motivação para alcançá-la e mais prioritária ela será em relação a outras metas.
T de Time based – Prazo
Se você tem um objetivo em mente, mas não estabelece prazo para realizar, acaba para amanhã – e esse amanhã nunca chega, não é mesmo?
O último passo para criar uma meta SMART é o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Você deve analisar qual será o prazo mais adequado conforme as necessidades da sua meta. Lembre-se, seja sempre realista!
Ao definir uma data limite você terá mais controle do que está sendo realizado e poderá acompanhar para o progresso ao longo do tempo junto de seus esforços.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Agora é só colocar em prática e atingir seus objetivos!
Deixo como sugestão de leitura o nosso conteúdo: 4 PASSOS SIMPLES PARA EVITAR A FALTA DE LUCRATIVIDADE NO NEGÓCIO