META SMART: O QUE SÃO E COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO

Metas SMART é o nome de uma estrutura que estabelece critérios para a definição de metas e objetivos, baseados em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Alcançar efetivamente uma meta parece um tanto abstrato, mas não quando você define metas SMART. Usar a ferramenta é um atalho realmente poderoso para aproximar seus projetos daquilo que propôs para eles.

Você pode aplicar a metodologia em diversas áreas como pessoal, profissional e também no seu negócio. 

Provavelmente, em algum momento, você refletiu sobre o futuro do seu negócio: Em  que invisto? Como estará o mercado em que atuo daqui há 10 anos? Em qual setor o meu negócio deve concentrar esforços? 

As metas SMART podem ajudar a mostrar o caminho para essas dúvidas e atingir os resultados esperados.  

Neste blogpost, preparei para você o que são metas SMART e como aplicar no seu negócio hoje mesmo. Vamos lá?

O que são metas SMART?

As metas SMART são metas estabelecidas através de cinco critérios. A inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART:

  • S de specific (específico);
  • M de measurable (mensurável);
  • A de attainable (atingível);
  • R de relevant (relevante);
  • T de time (prazo).

Ao seguir esses cincos passos na hora de definir uma meta, você criará uma trajetória para atingir resultados claros e específicos.

S de Specific – Específico

Uma meta deve ser o mais específica possível. Por exemplo, a meta de “aumentar as vendas” – é uma meta muito abrangente e que não traz clareza do que deve ser alcançado, quem está envolvido ou como será atingida.

Podemos definir esta meta de forma específica, como, “aumentar em 20% as vendas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS através de contatos via WhatsApp”

A ideia é tentar responder a algumas questões (o que deseja alcançar? Por que? Quem está envolvido para atingir a meta?) para chegar em um objetivo específico e ser direto.

Segue algumas questões que podem te ajudar ao definir uma meta específica:

  • O que devo alcançar com essa meta?
  • Quem será responsável por ela (execução e acompanhamento)?
  • Onde serão realizadas ações em prol da meta?
  • Como ela será alcançada?

M de Measurable – Mensurável

Acompanhar e mensurar sua meta é tão importante quanto defini-la. Por esta razão, toda meta deve ser mensurável, ter indicadores que mostram o quanto você tem avançado ou não para chegar em seu objetivo.

E vale dizer: ter um Sistema de gestão para acompanhar suas metas e resultados alcançados, facilitará seu dia a dia com agilidade ao trazer informações em tempo real. 

A de Attainable – Atingível

Uma meta deve ser atingível. Sua missão ao definir suas metas é estabelecer algo viável, que pode ser alcançado.

Para definir uma meta atingível você deve analisar o histórico das suas realizações passadas. Pois, se errar na definição, em vez de resultados, vai colher insatisfação e desmotivação.

R de Relevant – Relevante 

Neste passo, realize a pergunta: por que minha meta é importante?

Uma meta deve ter relevância para que valha a pena atingi-la. De maneira simples, a relevância consiste em entender qual é o impacto desta meta no seu negócio. Quanto mais relevante for a meta, maior a motivação para alcançá-la  e mais prioritária ela será em relação a outras metas.

T de Time based – Prazo

Se você tem um objetivo em mente, mas não estabelece prazo para realizar, acaba para amanhã – e esse amanhã nunca chega, não é mesmo?

O último passo para criar uma meta SMART é o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Você deve analisar qual será o prazo mais adequado conforme as necessidades da sua meta. Lembre-se, seja sempre realista!

Ao definir uma data limite você terá mais controle do que está sendo realizado e poderá acompanhar para o progresso ao longo do tempo junto de seus esforços.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Agora é só colocar em prática e atingir seus objetivos!

Deixo como sugestão de leitura o nosso conteúdo: 4 PASSOS SIMPLES PARA EVITAR A FALTA DE LUCRATIVIDADE NO NEGÓCIO