COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO DA SUA ESCOLA COM OS PAIS DOS ALUNOS

Um bom relacionamento é formado por uma boa comunicação. No âmbito escolar o desafio é ainda maior, pois temos que lidar com pais e filhos, com famílias diferentes, de locais distintos. Cada uma com sua bagagem.

Tradicionalmente, a comunicação entre os responsáveis e a escola é feita por meio de uma agenda, onde são anotadas as datas de provas, tarefas e demais notificações a respeito das ocorrências escolares. Porém, essa metodologia – por meios físicos – traz muitos ruídos e já não condiz com o momento que vivemos com várias ferramentas digitais disponíveis. 

Um diálogo efetivo não depende apenas das ferramentas certas para realizar a comunicação. Existe outro ponto a ser abordado que é: como se comunicar de maneira assertiva?

No cenário atual, muitos responsáveis estão inseguros, confusos e insatisfeitos, em decorrência da pandemia. Por este motivo, a comunicação entre famílias e escola é ainda mais importante para mitigar as frustrações decorrentes da interrupção das aulas presenciais em 2020.

Então, como unir esses fatores e melhorar a comunicação escolar, entre a instituição e os responsáveis? Pensando nisso, preparamos este conteúdo.

Como melhorar a comunicação escolar?

Preparamos um guia que te ajudará a encontrar a melhor solução para disponibilizar uma boa comunicação escolar.  

Comunicação transparente e acessível

Um dos princípios de uma boa comunicação é a transparência e acessibilidade. Um canal de comunicação não pode ficar invisível, seja quando os alunos não repassam alguma informação para os pais ou quando os familiares abordam diretamente a escola. É preciso que os responsáveis dos setores acadêmico e administrativo possam ter visibilidade da comunicação realizada.

Comunicação consistente e centrada na família

Estabeleça um cronograma de comunicação regular para que a família saiba quando esperar atualizações da escola. Transmita informações sobre o que está acontecendo na sala de aula, tanto acadêmica quanto socialmente. No desenvolvimento do cronograma se atente ao esgotamento, pois a comunicação em excesso não cria um bom relacionamento.

Caso a família tenha filhos em várias salas de aula, faça conferências conjuntas para discutir a família como um todo, e não apenas os alunos individualmente.

Comunicação que transmita bem-estar 

Enfatize a importância do bem-estar individual, familiar e comunitário, não transmita apenas informações acadêmicas ou administrativas. A escola deve reconhecer as experiências de cada família, especialmente durante o período de distanciamento que tem influenciado no desenvolvimento acadêmico dos alunos. 

Tecnologia para aproximar

Criar uma conexão e divulgar as tarefas, notas do boletim, eventos, trabalhos, datas de provas ou até mesmo disponibilizar um espaço para o esclarecimento de dúvidas são essenciais para uma boa comunicação. Todas essas ações podem ser realizadas por meio de um sistema de gestão escolar

Mesmo trilhando os pontos anteriores, o canal deve ser assertivo e confiável, isto significa que as informações disponibilizadas devem ter um controle e segurança para evitar problemas de comunicação e até mesmo informações divergentes. 

Agora que você já conhece as principais dicas para melhorar a comunicação escolar com a família e alunos, me conta: a sua escola já aproveita a tecnologia para se comunicar com os responsáveis?

Aproveito para te indicar o nosso eBook: 5 FERRAMENTAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA NA SUA ESCOLA.