AUTOCONTRATAÇÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO

Muito conhecido no varejo, o autosserviço vem ganhando cada vez mais mercado entre os mais variados segmentos. Mas, essa não é uma invenção dos dias atuais. Em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira loja do mundo com atendimento por autosserviço, o “cash and carry” ou “pague e leve”. Com preços pré-determinados, a técnica de vendas permitiu ao consumidor escolher os produtos e levá-los até o caixa, sem a intervenção de qualquer funcionário ou dono do estabelecimento.

Adquirir um produto através do seu smartphone não é mais nenhuma novidade. Alguns mercados nem existem sem essa autonomia, a saber os segmentos de delivery que geraram tantos negócios em plena pandemia de 2020.

A ausência de intermediários gera muito mais autonomia e agilidade ao processo de compra, já que a necessidade de contratar um atendente é descartada.

O mercado de crédito consignado está meio que engatinhando no uso de novas tecnologias, a saber o uso de redes sociais como canal de captação de clientes, que ainda está no gênesis. Mas, estamos avançando.

O momento atual pede muito do envolvimento do corban na evolução tecnológica. As campanhas com mailings compartilhados com o Brasil inteiro já saturaram há muito tempo. Apesar do não perturbe da autorregulação bancária estar pegando várias promotoras e punindo, muitas ainda não respeitam essa norma e até os próprios sistemas não tem investido nessa análise prévia do desejo do cliente de não ser incomodado com esse tipo de ligação.

Além disso, qualquer smartphone disponível atualmente no mercado tem a possibilidade de download de aplicativos que já bloqueiam ou, no mínimo, avisam que a ligação provém de callcenter. O Google tem um aplicativo chamado Telefone, que se encarrega de filtragem das ligações, bloqueios e alertas de possíveis SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass). A última atualização do IOS da Apple, também já contempla essas funções.

Dito isso, o mercado de consignado pede por novos canais de aquisição de clientes. E quando falamos em aquisição devemos analisar todas as possibilidades: parcerias, tecnologia, PDV (pontos-de-venda), etc.

Neste post, vamos nos ater a autocontratação e mais especificamente, atrelada a aquisição por meio do marketing digital.

Marketing Digital no consignado

Para muitas pessoas, fazer marketing digital é estar nas redes sociais. Bem, eu posso assegurar para você que é mais do que isso. Envolve processo, planejamento, estratégia, ferramentas, pessoas… Fazer um post em uma rede social só vai fazer com que você apareça para quem te segue e venhamos e convenhamos, se você está iniciando em qualquer que seja a rede, apenas as pessoas mais próximas de você é que estão lá. Faça um teste agora: faça um post sobre algum produto do consignado e veja quantos leads qualificados batem no seu CRM? Ah, não tem CRM? Não sabe como integrar rede social x CRM? Bem, isso faz parte da estratégia do Marketing Digital.

O que você não consegue medir não consegue gerenciar. E se você não consegue gerenciar o seu próprio negócio, ele está com os dias contados para acabar. Basta esperar!

Como você vai saber se os posts que você tem feito estão dando resultado? Qual que traz mais clientes para sua base? Quantos trás mais leads? Quantos são os leads qualificados? Que tipo de produto os que não fecharam comigo estavam procurando? Por que não fecharam comigo?

Enfim, eu, se fosse você, procuraria agora mesmo como atrelar sua estratégia de marketing digital a um CRM. Se precisar de ajuda, chama o time da Yuppie que eles vão te ajudar.

Autocontratação de crédito consignado

E sobre a autocontratação, onde que ela entra?

Bem, imagina você tendo uma estratégia de marketing digital já bem estabelecida com anúncios em Facebook ADS e Google ADS, etc. Imagina, também, o cliente visualizar um post e tendo a opção de “Contrate Agora” ou “Solicite Agora”? Ao fazer o preenchimento de algumas informações num formulário, essa proposta é encaminhada diretamente ao banco sem a necessidade de intermediários. Compreendeu? Consegue imaginar o volume que você pode gerar tendo uma ferramenta que te auxilie nesse processo e uma boa estratégia de distribuição (marketing digital)? Isso é a autocontratação!

Os bancos tem investido cada vez mais em suas APIs permitindo, assim, a softwares como o Sistema Yuppie a integrarem suas plataformas e permitirem digitações, consultas de andamento de contratos e até retirar pendências.

Quanto mais autonomia você der para o seu cliente, menos custo operacional você vai ter e maior possibilidade de escala do seu negócio.

Quais são as vantagens da autocontratação de crédito consignado? 

  • Não necessita de intermediários;
  • Menor custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Facilidade de testagem de novas estratégias;
  • Mais negócios sem necessidade de crescer equipe;
  • Diminuição de reclamações judiciais.

Quais são os desafios para implantar? 

Autocontratação de consignado não deve ser confundida com robotização. Quando mal administrada, ela pode fazer com que o estabelecimento, aos poucos, perca o contato humano com seus clientes.

Sendo assim, é imprescindível que, mesmo com o sucesso da implementação da tecnologia, a empresa mantenha funcionários para lidar com os tomadores. Afinal, nem todo cliente terá habilidade suficiente para concluir o processo inteiro sozinho. Aliás, quantas digitações você já fez no banco e elas pendenciaram por algum motivo?  Portanto, é necessário que você tenha uma equipe de suporte que dê vazão a essas pendências o mais rápido possível, eliminando os gargalos da operação e as propostas possam ser pagas normalmente.

Um bom sistema de gestão, também, é imprescindível. Algumas propostas terão problemas para serem enviadas para o banco. Seja por algum dado inconsistente ou qualquer outro motivo, o sistema precisa capturar as informações do cliente e alertar a sua equipe sobre a necessidade de agir para que o contrato não seja perdido.

Tudo isso tem que ser feito de forma ágil e com a maior simplicidade possível. Lembre-se que, no digital, seu concorrente está a um clique.

Como iniciar o serviço de autocontratação na sua promotora? 

Growth Marketing ou marketing de crescimento é a união das áreas de marketing, vendas, produto, operações e atendimento ao cliente. O principal nesse processo é a realização de experimentos. Não experimentos aleatórios, mas com “intenção”. Ou seja, siga os passos abaixo para iniciar um processo de venda através do canal digital em sua empresa:

  1. Identifique quais os produtos que você consegue colocar, com facilidade, num processo onde o cliente consiga visualizar e contratar sozinho. Ex.: FGTS, abertura de conta, margem livre, etc.;
  2. Faça uma lista de quais canais o seu cliente está (Facebook, Instagram, Linkedin, Google, TikTok, Pinterest, Youtube, etc.);
  3. Identifique que tipo de conteúdo eles consomem;
  4. Crie conteúdos que estejam dentro do potencial de consumo desses clientes e que você consiga atrelar um dos seus produtos (selecionados no item 1 dessa nossa lista);
  5. Faça testes de publicações nas redes (selecionadas no item 2 dessa lista) de maneira orgânica, ou seja, não pague, ainda, por elas;
  6. Após identificar quais posts do item anterior tiveram uma maior adesão (visualizações, interações, aquisição de leads, etc.), invista em publicação paga (anúncios);
  7. Agora, experimente, otimize, experimente, otimize, experimente, otimize…
  8. Para cada novo produto que queira acrescentar, repita todos os passos.

Uma opção menos dolorosa é você procurar ajuda de especialistas, de preferência que tenham vivência com sua área de atuação (crédito), assim suas campanhas serão mais bem direcionadas e gerarão mais resultados.

Fazer uso de novas tecnologias atualmente não é um processo muito complicado. Temos diversas ferramentas e profissionais no mercado que podem te auxiliar nesse processo. 

Procure auxílio de quem conhece do processo, quem já fez e tem ferramenta para tornar a sua implantação mais rápida e sem gargalos. Chama o time da Yuppie que eles vão te mostrar como fazer sua promotora aproveitar o máximo das suas estratégias de marketing digital com o CRM da Yuppie.

Deixo como sugestão de leitura o nosso blogpost: É NECESSÁRIA UMA NOVA FORMA DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES NO CRÉDITO CONSIGNADO

Até mais!