Autocontratação não funciona!

O que é autocontratação?

Como o próprio termo diz, autocontratação é o cliente poder fazer a contratação por si só. Ou seja, ele chega até sua loja, escolhe o produto, seleciona a forma de pagamento, conclui a transação e vai embora.

Tá! Mas eu tive experiência na minha operação com uma ferramenta dessas que prometia a autocontratação e não tive resultado. O que aconteceu de errado?

Autocontratação não funciona!

É uma tecnologia fantástica, essencial e considero um caminho sem volta. No entanto, ela não funciona quando você a utiliza como FIM e não como MEIO. Tecnologia não é FIM é MEIO. E assim deve ser encarada! Não adianta você contratar qualquer ferramenta que for, que você não terá resultado se utilizá-la como fim. Você precisa entender que o segredo está na estratégia de utilização daquela ferramenta. Se você acha mesmo que a autocontratação não funciona, o que dizer dos caixas de autoatendimento nos supermercados? No MacDonald’s? E nos estacionamentos? É, você nem percebeu!

E como eu faço para montar uma estratégia que me traga resultados com a autocontratação?

Estratégia de utilização

Primeiramente você precisa conhecer o seu cliente. Uma das formas é desenhando a sua persona. Identificando costumes, gostos, o que ela costuma fazer e em quais horários, quais as formas de interação com ela. Tente responder às seguintes questões:

  • Se você quisesse falar com essa pessoa como você deveria falar?
  • Como você chegaria até essa pessoa? Qual o meio?
  • Onde essa pessoa passa mais tempo: TV, Instagram, Facebook?
  • Quando ela quer comprar alguma o seu produto, onde ela vai: Google, Instagram, Facebook, pergunta pra um amigo?

Esteja no canal que seu cliente está

Lembra da frase: quem não é visto não é lembrado? Portanto, você precisar estar no canal que o seu cliente está. Você precisa utilizar a autocontratação como ferramenta voltada para vendas E captação. Não fique bitolado apenas na venda. Até nos grandes e-commerce como Magazine Luiza, Americanas.com e Amazon existe o “abandono de carrinho”. Isso acontece quando o cliente adiciona um produto no carrinho e sai sem comprar. Fala a verdade, você já fez isso, não!?

Na autocontratação vai ocorrer a mesma coisa. Alguns clientes vão entrar e “comprar” outros vão “abandonar o carrinho”. É nessa hora que entra uma outra estratégia: esteja onde o seu cliente está. Cada canal tem a sua forma de comunicação. Utilize como uma estratégia de remarketing, com a comunicação voltada para a continuidade da compra. Certamente você já entrou numa loja e depois que entrou no Instagram ficou vendo aquele tênis lá aparecendo a cada postagem que você via. Isso é remarketing. Ele fica te “seguindo” onde você for.

Como usar a autocontratação para aumentar minha captação de clientes?

  • Simulação como forma de ajudar o cliente a decidir
  • Criação de uma base de leads para usar em outras estratégias como público semelhante e remarketing.

Como usar a auto-contratação para aumentar minhas vendas?

  • Testar público certo
  • Utilizar canais diferentes para validação
  • Ter bons bancos plugados. Isso vai dar opções ao cliente quando um banco tiver com alguma dificuldade de comunicação.
  • Fazer boas parcerias

Com o seu link da autocontratação, o cliente pode fazer a simulação e decidir pela continuação ou não da contratação do produto. Ocorre que esse cliente ficará guardado na sua base, a fim de que seu atendente possa fazer contato ou até mesmo o próprio cliente possa solicitar que faça contato com ele. Além disso, essa base pode ser usada como estratégia de público semelhante em seus anúncios ou remarketing.

Tem-se que mesclar as estratégias de divulgação dos links, aproveitar o que a ferramenta proporciona para eliminar gargalos de atendimento, automatizar rotinas e, consequentemente, obter maior eficiência do processo.

Lembre-se que sua obrigação enquanto empresário é tornar ou manter seu negócio lucrativo! Reduza custos operacionais, teste canais, analise os resultados e foque naquilo que vai te gerar um maior retorno sobre o investimento (ROI).

Quer conhecer mais sobre nossa ferramenta de autocontratação? Nos chama no Whatsapp!

Até a próxima!