O QUE MUDA NO CONSIGNADO EM 2022

Neste ano de 2021, as regras do empréstimo consignado tiveram modificações provisórias devido à pandemia, assim como ocorreu no ano anterior. Para 2022, essas regras devem passar por uma atualização. Confira quais serão as principais mudanças no consignado em 2022. 

Regra atual: Aumento de margem em 2021

Em 2021, o presidente da república, sancionou a Medida Provisória 1006/20, que ampliou a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas de 35% para 40% do valor do benefício. Em alguns estados brasileiros o aumento de margem foi ampliado para os servidores públicos. Conforme a Lei 14.131/21, publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de março de 2021.

Dos 40% de margem consignável, 5% estão destinados ao saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito e 35% para empréstimos.  Com a medida também é possível a suspensão das parcelas do empréstimo por até 120 dias, conforme avaliado pela instituição financeira. 

O prazo final para a contratação de crédito consignado com o aumento de margem dos 5% será até 31 de dezembro de 2021.

Regras do consignado para 2022

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, a margem do consignado voltará a ser de 35% do valor do benefício, seguindo a regra anterior à Medida Provisória 1006/20. O período de carência de 120 dias também deixará de ser concedido. 

Sobre o período de carência para os novos empréstimos, poderá haver suspensão das parcelas por 120 dias caso o correspondente bancário ofereça ao beneficiário. No entanto, as condições de taxas e juros ficarão a critério da financeira. 

Correspondentes bancários em 2022

O correspondente deve estar preparado para a possível volta da margem de 35%. Pois, até o presente momento não há previsão de continuidade da medida provisória.  Alguns correspondentes se reuniram e criaram uma petição para que o aumento dos 5% seja permanente. 

O aumento de margem movimentou fortemente o mercado de crédito, porém, o correspondente não deve ficar à mercê das mudanças governamentais. Afinal, medidas provisórias podem mudar a qualquer momento. Aproveite as oportunidades existentes para ampliar suas vendas e sua carteira de clientes, mas, tenha uma boa gestão de vendas para quando as medidas forem finalizadas, sua financeira tenha uma boa lucratividade e uma boa rentabilidade. 

Sugiro a leitura do nosso Blogpost: 5 ESTRATÉGIAS DE VENDAS PARA CRÉDITO CONSIGNADO E COMO APLICAR AGORA