COMO VENDER CONSIGNADO POR WHATSAPP

Vender consignado por WhatsApp funciona? 

Nos últimos anos muitos negócios têm usado a plataforma de mensagens instantâneas – WhatsApp para impulsionar suas vendas e incrementar o faturamento. 

Mas como funciona? Quais são as estratégias que podemos adotar para vender consignado por WhatsApp? 

Neste blogpost, vamos falar sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas. Quero compartilhar com você dicas valiosas para que você coloque em prática na sua promotora de crédito consignado. Vem comigo!

Por que usar o WhatsApp como estratégia de vendas? 

O WhatsApp é um dos aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, segundo a pesquisa MMA Mobile Report  2020, sendo também um dos aplicativos mais instalados durante a pandemia segundo a Forbes Brasil. Um dos principais motivos para usar o WhatsApp nas vendas é considerar que o número de smartphones ativos no Brasil supera o de habitantes. 

Com a plataforma do WhatsApp é possível fechar vendas, inclusive alguns correspondentes bancários não possuem loja física e trabalha 100% com vendas através da plataforma de mensagens, outros utilizam o canal juntamente com seu Call Center de vendas, você deve analisar qual será a melhor estratégia para o seu negócio. 

Dicas para vender consignado através do WhatsApp

1- Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas. Nesta versão você terá uma série de funcionalidades para vender mais, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro.

Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa, passando mais credibilidade e segurança. 

2- Não se esqueça de pedir a autorização dos seus clientes

Ao realizar os envios de campanhas através do WhatsApp é importante lembrar que não se deve enviar mensagens não autorizadas. Ou seja, para um destinatário (números) que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente, ou que não entraram em contato com você para fornecer seu número de telefone. 

Além de ter grandes chances de ser um contato improdutivo sem gerar retorno algum, você pode ser penalizado nas novas regras de segurança de dados da LGPD. O usuário pode fazer um print e denunciar. 

Por esse motivo, comprar listas de números (mailings) é uma péssima ideia. Afinal, ela virá recheada de contatos que não autorizaram as suas mensagens. Fique atento!

3- Utilize listas de transmissão

Segmente seus clientes no WhatsApp, crie listas de transmissões. É bem fácil: para criar você seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar. Você pode criar uma lista só de interessados em Saque FGTS, outra lista de Crédito Consignado para INSS, com isso você consegue direcionar as campanhas para o público correto. 

O bom das listas de transmissões é que a conversa com cada usuário ocorre em janela individual. Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

4- Entenda a fase de vendas de cada contato

Como em qualquer canal, você terá potenciais clientes em diferentes estágios de vendas. Haverá contatos que sequer conheciam a sua promotora até pouco tempo, alguns que ouviram o nome do seu negócio como indicação de amigos, parentes ou através das redes sociais e terá os clientes que já fecharam a venda com você em algum momento e mantêm interação, podendo realizar a contratação de outros serviços financeiros com você. 

Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio e merece uma abordagem específica. Isso significa que você não deve simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todos os contatos da sua base.  É importante reconhecer as necessidades de cada um, e respeitar o momento da relação com o seu negócio.

5- Capture o número de WhatsApp com recompensa digital

No item 2 desta lista de dicas de vendas através do WhatsApp, falamos sobre consentimento, em não enviar mensagens sem autorização. Mas como, então, capturar novos números e fazer a sua lista crescer? Uma excelente estratégia é a da recompensa digital.

A recompensa digital se baseia em oferecer algo em troca de dados, para iniciar um relacionamento com o seu negócio. Funciona da seguinte maneira: você cria um material atrativo, como um e-book “Como utilizar o app do INSS”, e condiciona o download dele ao informar seus contatos, como número de telefone e e-mail. Assim que o potencial cliente deixar o número de contato no seu formulário, ele se tornará um lead e ele mesmo terá te informado seus dados, lhe dando mais segurança quanto a LGPD. 

6- Crie uma campanha de vendas

Para criar as campanhas de vendas no WhatsApp reveja as dicas anteriores e monte sua estratégia de vendas. Nesta fase é importante que você acerte na mensagem, adotando uma linguagem persuasiva, assim sua campanha de vendas será bem aceita. 

Quando você conhece as necessidades do seu cliente e em qual fase de venda ele se encontra, você poderá utilizar gatilhos mentais, as suas campanhas tocará em aspectos considerados chave para a sua tomada de decisão. 

Pode ser, por exemplo, o gatilho da escassez, que leva o cliente a fechar a venda antes que os benefícios acabem, como por exemplo o aumento de margem dos 5%. 

Temos também o gatilho da urgência, que induz o cliente a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única. Seja qual for a sua estratégia, o segredo é conhecer suas necessidades e expectativas.

A plataforma do WhatsApp é uma excelente ferramenta que pode ser aliada dos correspondentes bancários, pois fortalece o vínculo entre cliente e empresa. Espero que as dicas apresentadas neste blogpost possam te ajudar, agora é só incluir nas suas estratégias de vendas. Boa vendas e até mais!