Marketing Digital: 7 Indicadores que todo corban deve analisar

Quais indicadores que todo corban deve analisar para ter um negócio digital de sucesso?

Para trabalhar o marketing digital da sua promotora de crédito consignado, é importante mensurar os resultados alcançados. Um dos meios é utilizar KPI sigla para Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho). Um KPI serve para avaliar e mensurar o desempenho de suas campanhas no digital. 

Neste post, apresentarei para você os principais indicadores de desempenho (KPIs) utilizados no marketing digital, e você descobrirá para que servem os indicadores e poderá acompanhar seus resultados com maior propriedade e assertividade. 

Vem comigo!

Como identificar um bom indicador?

Para que um indicador seja bom e eficiente na mensuração de desempenho é necessário considerar 4 características: 

  • Ser relevante; 
  • Ser mensurável;
  • Ser objetivo;
  • Ser periódico. 

Os indicadores com essas características, garantirão bons resultados para sua promotora. 

7 indicadores que todo corban deve analisar no digital

Corban, tenha em mente que os indicadores de desempenho sempre dependerão das suas estratégias e objetivos que você traçou em suas campanhas. 

Ou seja, os KPIs precisam ser relevantes para o seu objetivo, pois eles irão mostrar se seu negócio está caminhando na direção correta para o alcance das metas. 

KPIs do Marketing digital para crédito consignado:

1.Tráfego

O tráfego é o número de visitantes que uma página da web recebe. Quando um usuário entra no seu site é contado uma visita.

Medir o tráfego do seu site deve ser uma atividade na sua rotina de marketing digital. Ao analisá-lo, será possível identificar as quedas ou picos de visitas, horários, dias com maiores acessos, etc. Isso será relevante para que você possa adentrar ainda mais e identificar os motivos de aumentos e diminuições nesses acessos. 

Portanto, você poderá definir estratégias de marketing digital para alcançar as metas da sua promotora. 

Exemplo na prática:

A página do produto “Crédito Consignado” do seu site teve 1.000 visitas no período de 30 dias e um aumento de 15% de visitas em comparação ao mesmo período anterior. Então, a sua página teve um tráfego maior. 

2. Tempo de permanência na página do site

A métrica de tempo de permanência na página do site, possui a mesma relevância da análise de tráfego, inclusive devem ser analisadas juntas. 

O marketing de conteúdo (inbound marketing) e a usabilidade do site, possuem muita importância no tempo de permanência no site e visualizações de páginas. 

Quando analisamos o tempo de permanência, conseguimos entender se o conteúdo é relevante ao seu público alvo, além de indicar se o seu site está performando da melhor maneira possível através do SEO. 

Para análise é fundamental o uso de uma ferramenta de análise como o GA (Google Analitycs) . Isso porque o tempo de permanência no site como indicador pode ser vago, já que um usuário pode entrar em seu site deixar as páginas abertas por um longo período, porém, não teve nenhuma interação. 

3. Custo por Clique (CPC) 

O Custo por clique (CPC) é o valor cobrado pelas plataformas de anúncio (tráfego pago) – Google ADS, Facebook ADS entre outros – por um clique no seu anúncio.

Exemplo na prática: 

Você criou um anúncio da Antecipação do FGTS no Facebook/Instagram a cada clique que um usuário der no seu anúncio você pagará por ele. 

Este custo por clique (CPC) pode variar a depender do objetivo da sua campanha e quanto mais direcionado e qualificado for seu público, melhor será sua performance. 

4. Custo por Lead (CPL)

O custo por lead refere-se ao valor pago para adquirir cada lead em uma campanha de tráfego pago (anúncios).

Exemplo na prática: 

A sua campanha de anúncio sobre Antecipação do FGTS no Facebook/Instagram teve o custo total de R$100,00 e converteu 10 leads, então seu CPL foi de 100/10 = R$10,00. Cada lead adquirido custou R$10,00. 

Vale ressaltar que, o mais importante em uma campanha de tráfego pago é a qualificação dos seus leads, se ele é um cliente em potencial, no exemplo da Antecipação do FGTS, um lead qualificado é aquele que tem saldo no FGTS. 

5. Taxa de conversão (CTR)

A taxa de conversão é uma métrica em porcentagem de visitantes de um site, página ou anúncio que se transformam ou convertem em clientes ou completam uma ação desejada.

Exemplo na prática: 

Você tem uma página de vendas no seu site que possui a autocontratação do FGTS, nesta página você recebeu 1.000 visitantes, e 250 desses visitantes preencheram os campos de dados da autocontratação e concluíram a contratação da antecipação do FGTS. Portanto, o número de pessoas que fizeram a autocontratação na sua página é a taxa de conversão. 

A fórmula da taxa de conversão é:

(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)

(250/1.000) *100 = 25% de taxa de conversão. 

No Sistema Yuppie, você consegue acompanhar a taxa de conversão da autocontratação do FGTS e do INSS de forma simplificada. 

Para que você acompanhe a taxa de conversão durante todas as etapas é importante acompanhar o seu funil de vendas. Preparei um infográfico prático sobre os funis de vendas do mercado de crédito consignado, confira aqui.

6. Custo por aquisição (CPA) 

O custo por aquisição pode ser definido pelo lead que converteu em um material, preenchimento de um formulário de contato, visitantes que fizeram a simulação de crédito e com isso tornaram-se leads ou pessoas que contrataram algum produto, dependerá do evento que você irá considerar como aquisição.

7. Retorno de investimento (ROI) 

Esta métrica se refere ao valor que você recebe de retorno sobre o investimento realizado. Através deste indicador, é possível entender quais investimentos valem ou não a pena, além de possibilitar escalar aqueles que já estão dando retorno. O ROI pode ser calculado em áreas como o tráfego pago (anúncios), marketing de conteúdo, mídias sociais, entre outros.

A fórmula para cálculo do ROI do marketing digital é:

ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento

Exemplo na prática:

Digamos que sua promotora investiu R $10.000,00 em campanhas de marketing para a conquista de novos clientes. Ao final da campanha em um determinado período, a comissão em novos contratos foi de R $100.000,00. Assim, teremos: 

ROI = (R$ 100.000,00 – R$ 10.000,00) / R$ 10.000,00

ROI = 9

ROI (%) = 9 x 100 = 900%

Então, sua promotora de crédito, no caso do exemplo, o retorno foi de 9x o valor investido.  

Confira nosso conteúdo 4 passos simples para evitar a falta de lucratividade. 

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