IMPACTOS DAS NOVAS MEDIDAS DE COMBATE A FRAUDES E ASSÉDIOS CONTRA APOSENTADOS
Impactos das novas medidas de combate a fraudes e assédio contra aposentados Conselho Nacional de Previdência Social cria grupo para combater fraudes e assédio contra aposentados

IMPACTOS DAS NOVAS MEDIDAS DE COMBATE A FRAUDES E ASSÉDIOS CONTRA APOSENTADOS

Conselho Nacional de Previdência Social cria grupo para combater fraudes e assédio contra aposentados

Nos últimos meses novas medidas de segurança vêm impactando os corbans em todo território nacional, como: A autorregulação, SRCC, LGPD e mais recentemente o novo grupo de combate a fraudes e assédio aos aposentados criado pelo INSS.  

Sabemos que todas essas mudanças e medidas tem a finalidade de proteger os clientes, porém, consequentemente essas medidas podem afetar a sua promotora mesmo que você não pratique ações danosas aos seus clientes.  

Para ajudar sua promotora a ter sempre informações e notícias sobre o mercado de crédito consignado, hoje falaremos sobre as novas medidas de combate a fraudes tomadas pelo INSS

Grupo do INSS para aposentados e pensionistas 

Em reunião no último dia 27 de maio, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu criar um grupo de trabalho para elaborar medidas que protejam, efetivamente, os aposentados e pensionistas. O INSS informou que atualmente existem cerca de 30 milhões de contratos de empréstimo consignado ativos no Brasil, sendo um total de R$:188 Bi injetados na economia. Consequentemente, o público de associados é visado por práticas enganosas. 

Leonardo Rolim – Presidente do INSS, afirmou conhecer os benefícios do crédito consignado para os aposentados e suas famílias, porém é necessário avaliar cada etapa da contratação de empréstimo e otimizar o processo. 

Impactos para o Corban e medidas a serem tomadas

As novas medidas de segurança do INSS para crédito consignado aos aposentados e pensionistas ainda não foram divulgadas, devendo então aguardar as próximas reuniões e pronunciamentos. Porém, já conhecemos algumas regras que foram estabelecidas desde 2019. Sendo elas: 

Restrições a bancos e corbans 

As promotoras estão proibidas de fazerem qualquer atividade de marketing ativo, proposta, publicidade e oferta comercial para novos aposentados e pensionistas antes dos 180 dias da data da concessão do benefício. A proibição vale para telefonemas ou quaisquer outras formas de propaganda.

Descumprimento de regras

Caso as regras previstas no acordo não sejam cumpridas, a instituição financeira está sujeita a suspensão e até a cancelamento do convênio. As punições vão desde a suspensão até a proibição de operar empréstimos consignados.

Benefício bloqueado por 90 dias

Os novos aposentados e pensionistas do INSS que quiserem pedir crédito consignado terão de desbloquear os débitos em conta antes de contratar o empréstimo. Além disso, a operação só poderá ser concluída 90 dias após a concessão do benefício.

Impactos da autorregulação, SRCC e LGPD ao correspondente bancário 

Você pode conhecer os impactos da autorregulação e SRCC, clicando aqui

Aqui em nosso blog também abordamos os impactos da LGPD ao correspondente bancário, leia clicando aqui

Espero ter ajudado com este conteúdo, continue acompanhando nosso blog para mais notícias e informações para você corban. 

Deixe uma resposta